Plano de negócios para criativos
- 14 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

Quem trabalha com negócios focados em criatividade costuma ter menos interesse por assuntos burocráticos, financeiros, administrativos e afins. A gente sabe, a gente entende, estamos juntos nessa, mas não dá para deixar de lado alguns pontos. O plano de negócios é um deles!
Para quem nunca ouviu falar, o plano de negócios, como o nome já diz, é um planejamento das ações suas/da sua empresa, é um processo de organização de informações para ter uma visão antecipada das condições de mercado e calcular os riscos, aumentando a competitividade e as chances de sucesso do empreendimento.
Tem um monte de site por aí com orientações para montar um plano completo e eficiente para o seu negócio. O meu favorito é o SEBRAE e já deixo aqui um link para esse conteúdo.
Para quem quer dicas rápidas de como montar um plano de negócio, separei alguns pontos que devem ser analisados!
Defina o seu negócio: Por exemplo, você vai vender produtos? Vai oferecer serviços? Faça uma lista com aquilo que sua empresa vai oferecer e como você vai entregar.
Estude seus clientes: Quem vai se interessar pelo seu produto/serviço? O que essas pessoas esperam quando procuram por você?
Conheça os seus concorrentes: Veja quem já está no mercado fazendo o que você faz e analise as diferenças entre os negócios.
Busque fornecedores: Veja quem tem os materiais que você precisa para fazer seu negócio funcionar e procure os melhores preços e condições.
Calcule seus custos: Faça um levantamento dos custos fixos e variáveis (água, energia, matéria prima, manutenção) para saber qual será a despesa média mensal do seu negócio.
Estude precificação: sabendo quanto você gasta por mês para fazer seu negócio funcionar, fica mais fácil calcular quanto você precisa cobrar pelo seu produto/serviço para pagar as contas e ter lucro.
Divulgue: planeje como você vai fazer o seu negócio ser conhecido. A internet tem sido uma opção mais acessível, mas você pode pensar em outros meios, como panfletos, jornais locais, rádio, parceria com outras empresas.
Para transformar seu sonho, suas ideias e seu talento num negócio de sucesso é preciso planejar, fazer contas, pensar em estratégias e botar a mão na massa. Pode parecer um pouco complicado no começo, mas criando um plano de negócios você vai sentir muito mais segurança para tomar as decisões certas e encarar os desafios de empreender!
Ficou com alguma dúvida? Quer mais indicações de conteúdo sobre plano de negócios? Deixe seu comentário!
























Comentários